top of page

Bem-vindo

Assegurar a efetiva igualdade de oportunidades é fundamental para que a sociedade seja de fato justa e democrática. A promoção de debates e ações críticas, como forma de superar os estigmas que envolvem as pessoas com deficiência se torna meta central, principalmente quando referenciados a contextos educacionais. Amparado nestas considerações, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão (GEPDI), da Faculdade de Ciências, Unesp/Bauru, tem como finalidade estabelecer um espaço formativo de difusão e de produção de conhecimentos relacionados aos temas: inclusão social e/ou educacional, deficiência, políticas públicas, acessibilidade, formação inicial e/ou continuada de professores, direito a informação e/ou a comunicação, com ênfase nas áreas de Psicologia e Educação. Atualmente o grupo é formado por 34 pessoas, sendo 3 pesquisadores com nível de doutorado, 9 estudantes de doutorado, 4 de mestrado, 7 estudantes de graduação, 3 técnicos e 9 colaboradores. Os projetos vinculados ao GEPDI abrangem diversas temáticas, mas todos voltados à produção de conhecimento e/ou metodologias que favoreçam o processo de Inclusão Social e/ou Educacional. Além do mais, o GEPDI conta com a parceria de outros grupos de pesquisas, tais como o Laboratório de Linguagem e Surdez (Lalis), do Departamento de Educação Especial (DEE), da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp/ Marília, configurando uma rede de pesquisa em colaboração. Os encontros do grupo acontecem quinzenalmente na sala de reuniões do Departamento de Psicologia da UNESP de Bauru. A respeito de seu funcionamento, as discussões são norteadas por textos previamente selecionados, de forma que seu conteúdo contribua para o desenvolvimento das pesquisas. Atrelado a isso, os  participantes também tem a possibilidade de expor brevemente o andamento de suas investigações, para gerar discussões que possam aprimorar os trabalhos realizados. Em síntese, o GEPDI prima pela formação acadêmica de seus participantes, nas áreas técnico-científicas, e elabora mídias digitais e conteúdos a serem divulgados nos mais diferentes meios, tais como eventos e revistas científicas de alto impacto social, de forma que a sua produção alcance contextos além dos muros da universidade. 

Coordenadoras

Lúcia Pereira Leite

Livre-docente em Psicologia da Educação.

Livre-docente em Psicologia da Educação. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação Em educação Especial (PPGEEs - UFSCar). Graduada em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/ Marília. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru e assessora científico de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência, educação especial, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, processos de ensino e aprendizagem, inclusão social e formação continuada. Participa como pesquisadora do projeto em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior e é líder do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão. Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais - ANPEPP.

Sandra Eli Martins

Pedagoga e Doutora em Educação

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Concluiu Pós-doutorado no Programa de Lingüística da Universidade Federal de São Carlos. É integrante do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso -GEGe. Coordenadora do Laboratório de Linguagem e Surdez - Lalis - Unesp e do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC - CAPES Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49 2012). Atualmente é responsável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Campus Marília Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai (Processo No. 418/2014). É membro da Red Interuniversitaria Latinoamericana y del Caribe sobre Discapacidad y Directos Humanos - UNPL Argentina e do Comitê Acadêmico de Discapacidad y Accesibilidad, vinculado à Associação do Grupo de Universidades de Montevideo - CAAyD AUGM. Atua como assessora científica de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Demonstra produção de conhecimento nas áreas: Políticas Publicas, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Surdez. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI.

bottom of page